As Dez Maiores Bibliotecas do Mundo

Para quem gosta de ler, bibliotecas são melhores que qualquer viagem, mas e se unirmos o útil ao agradável? Viajar é algo realmente maravilhoso, mas quando unido à cultura de um país e boas histórias fica ainda melhor. E que lugar poderia ser melhor para guardar todo esse conhecimento do que uma biblioteca? Pois então conheça as melhores bibliotecas, espalhadas pelo mundo, e suas belíssimas histórias!

1º Lugar - Biblioteca do Congresso
País - Estados Unidos, Washington DC
Essa biblioteca conta com um acervo 155 milhões de exemplares, em 470 idiomas diferentes, sendo 63 milhões manuscritos,entre dados numéricos de áudio e mapas. É considerada como a maior do mundo tanto em espaço, como também em itens já catalogados.

2º Lugar - Biblioteca Britânica
País - Inglaterra, Londres 
Ela conta com um acervo de nada mais do que 150 milhões de exemplares, e guarda raridades como os cadernos de anotações de Leonardo da Vinci, manuscritos de Jane Austin, James Joyce e também dos Beatles. 

3º Lugar - Biblioteca de Nova York
País - Estados Unidos, Nova York - Manhattan
Possui um acervo de aproximadamente 53,1 milhões de livros. A famosa biblioteca de Nova York também foi cenário de filmes como Bonequinha de Luxo e Sex and the City.


4º Lugar - Biblioteca do Estado Russo
País - Rússia, Moscou
A quarta biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 44.4 milhões de exemplares, e ela conta ainda com cerca de 275 km de prateleiras, assim como também muitos livros da antiga URSS.
Russian State Library

5º Lugar - Biblioteca Nacional da Rússia
País - Rússia, São Petersburgo
A biblioteca tem um acervo de livros de aproximadamente 36.5 milhões de exemplares. A mesma teria sido fundada em 1795 por Catarina, a Grande. E atualmente seria propriedade do governo russo.



6º Lugar - Biblioteca Nacional da Dieta
País - Japão, Tóquio 
A sexta maior biblioteca do mundo é a Nacional da Dieta, que conta com um acervo de 35.6 milhões de exemplares de livros. Apesar do seu nome, ela não tem nenhum tipo de ligação com alimentação, "Dieta" seria uma espécie de assembléia, onde documentos de ordem legislativa e política ficam armazenados.



7º Lugar - Biblioteca Nacional da China
País - China, Pequim
Esta possui um acervo aproximado de 31.2 milhões de exemplares de livros. E ainda é considerada como a maior da Ásia com relação a espaço.


8º Lugar - Biblioteca Nacional da França

País - França, Paris
A Biblioteca Nacional da França conta com um acervo catalogado de 31 milhões de exemplares de livros, sendo que esta seria considerada ainda como a mais antiga do mundo, e foi fundada em meados de 1461.


9º Lugar - Biblioteca Real da Dinamarca
País - Dinamarca, Copenhague
A nona biblioteca possui um acervo de 30.2 milhões de exemplares, e pode ser chamada também como biblioteca Nacional da Dinamarca, ou biblioteca da Universidade de Copenhague.


10º Lugar - Biblioteca da Academia Russa de Ciências

País - Rússia, São Petersburgo
E para finalizar, a décima biblioteca  mas não menos importante é a Biblioteca da Academia Russa de Ciências, conta com um acervo de livros catalogados de 26.5 milhões de exemplares. Esta seria considerada como a terceira biblioteca russa, e é aberta para funcionários de instituições da academia Russa de Ciências assim como também para cidadãos que tenham ensino superior.


Há quem diga que a tecnologia irá extinguir os livros, mas para a sorte dos amantes de uma boa página amarela, há lugares como grandes, ou até mesmo pequenas bibliotecas que tem o importante papel de preservá-las e assim consagrar, e guardar a história de um país ou toda uma nação.

3 comentários

  1. Parecem até a biblioteca da Bela (A Bela e a Fera), meu sonho de consumo de infância. Queria uma escada que deslizasse nas prateleiras enooooormes hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Seria mesmo um sonho realizado passear por essas bibliotecas gigantescas. Quem sabe não rola?
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Verdade Michelle, quem sabe um dia... Beijoss

    ResponderExcluir