Aventuras de Tinta

Síntese do 1º livro: Quem é que nunca desejou conhecer ao vivo os personagens de seu livro predileto ? Mo, além de exímio encadernador, tem uma habilidade insólita: ao ler em voz alta, dá vida às palavras, e coisas e seres das histórias surgem ao seu lado como que por mágica. Numa noite fatídica quando com sua filha Meggie ainda era praticamente um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro misterioso chamado Coração de Tinta - e acabou mandando para lá sua mulher.
Meggie não conhece essa história, até que um estranho visitante aparece no meio da noite. Com roupas gastas como as de um artista de circo, os dedos cobertos de fuligem preta, e no ombro um estranho bicho de estimação com pequenos chifres pontudos, ele não é um estranho para Mo, que o convida a passar a noite na casa - Os dois têm muito a conversar.
Quando na manhã seguinte Mo avisa à filha que eles precisam fazer imediatamente uma viagem, ela entende que algo muito errado esta acontecendo. É o começo de uma aventura perigosa, cheia de acontecimentos fantásticos e reviravoltas imprevistas, que vai mudar para sempre a ideia que Meggie tem sobre os livros e suas histórias.  
( Número de páginas : 455)                                        
                                                                   



Síntese do 2º livro: Ao ler romances em voz alta, um encadernador consegue trazer personagens para fora das páginas dos livros. Sua filha possui o mesmo dom. Esse poderia ser o argumento de uma história de magia, em que visitamos o mundo da literatura e onde tudo corre bem. Mas não é o caso. quando a língua encantada de Mo dá vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta, ele acaba metendo a esposa e filha Meggie em uma tremenda enrascada. Neste 2º volume da trilogia Mundo de Tinta, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no universo fantástico de Coração de Tinta - lugar de natureza exuberante, povoado por elfos, ninfas,  e saltimbancos que fazem o fogo dançar, mas governado por vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura.
(Número de páginas : 559)





                                    
                                                                                                              


Síntese do 3º livro: " E ele terá uma Tia chamada Elinor que irá lhe contar que existe um mundo onde as coisas não são assim. Um mundo onde não há fadas nem homens de vidro, mas animais que carregam seus filhotes em uma bolsa em sua barriga, e pássaros cujas asas batem tão forte que lembrar o zumbido de um zangão, carruagens que andam sem cavalos e desenhos que se movimentam. "
O Mundo de Tinta é povoado por fadas, ninfas, homens de vidro, elfos de fogo... seres tão fantásticos que ninguém duvidaria de que não passam de criaturas da nossa imaginação. Para eles porém, o fantástico somos nós, o nosso mundo - afinal, como acreditar em carruagens que andam sozinhas, máquinas que voam, em imagens que se movimentam e parecem reais ? Sorte daqueles que, como os nossos heróis, são capazes de transitar entre os dois mundos. Uma aventura emocionante, cheia de perigos, surpresas e descobertas. É o que este livro nos oferece, basta abrir a primeira página.                                                                         
( Número de páginas: 574)                    
A trilogia de Cornelia Funke traz à nossa realidade um mundo de sonhos e fantasia. A narração é direta e envolvente, e seus personagens são descritos em riquíssimos detalhes tornando impossível não se apaixonar por Mo e Dedo Empoeirado. A autora ainda faz citações de outras obras ao início de cada novo capítulo; Uma dessas citações faz parte da obra " A Rosa do Povo " do nosso renomado Carlos Drummond de Andrade. Coração de Tinta é dinâmico, e surpreendente; Foi adaptado ao cinema, onde obteve grande ascensão. Em Sangue de Tinta surgem novos personagens, que contribuíram para o desfecho final no terceiro livro; O segundo livro é ainda  melhor que o primeiro, mostrando que a autora tem uma imaginação extraordinária. Em Morte de Tinta somente uma palavra pode defini-lo: Maravilhoso. Impossível não emocionar-se e, é o melhor livro da Trilogia !

Nenhum comentário

Postar um comentário