Dom Quixote: Da Literatura aos Palcos

Para inaugurar essa página tão especial do blog, nada melhor do que uma boa literatura misturada à beleza do ballet clássico. Quem já ouviu falar do ilustríssimo Dom Quixote, de Miguel de Cervantes ?
Pois é, esse ícone da literatura mundial também preenche os palcos em um famoso ballet de repertório.


Na literatura:

Miguel de Cervantes nasceu em 29 de setembro de 1547, foi romancista, dramaturgo e poeta. Teve uma vida agitada, onde lutou em uma batalha contra os turcos, e derrotado foi mantido em cativeiro. Quando libertado, viveu poucos anos em sossego, para logo após ser preso novamente por dívidas. Foi ali que iniciou seu fabuloso trabalho: Dom Quixote que é considerado o primeiro e mais importante romance moderno, da literatura. Sua obra é dividida em duas partes, a primeira em 1605: O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha; E a segunda em 1615: O Engenhoso Cavaleiro Dom Quixote de La Mancha.  No decorrer de sua vida criou outra obras e peças, mas que não obtiveram tal ascensão como Dom Quixote.
Faleceu em 23 de abril de 1616 e, em homenagem a Espanha comemora nesta data o Dia do livro.








História:


O protagonista da história é um homem de meia idade que, dedica seus dias à leitura dos romances de cavalaria. Decide então ser um herói, assim como os de seus livros, e intitula-se Dom Quixote de La Mancha. Ele escolhe seu vizinho para tornar-se seu fiel escudeiro e nomeia-o Sancho Pança, e seguindo à risca das histórias cavalariças (onde todo bom herói tem uma bela moça que lhe sirva de coragem e inspiração nas guerras) escolhe Dulcinéia, uma lavradora que só conhece de vista, para ser sua bela princesa. Montado em um cavalo magro e velho chamado Rocinante e tendo ao lado seu fiel escudeiro, parte em busca de aventuras. Dom Quixote causa problemas por onde passa: Entra em uma simples estalagem, que sua mente confundiu e transformou em um castelo, e tenta investir contra um grupo de comerciantes que julga ser seus adversários, e como consequência é surrado; Começa a confundir moinhos de vento com castelos de gigantes e mais uma vez apanha. Mantém-se no livro como um nobre e patético personagem... Até que seus conhecidos descobrem que o motivo de sua "loucura"  são os livros, e decidem queimar toda a biblioteca do fidalgo. E este inconsciente de seus atos não percebe o desgaste de seu corpo e o cansaço, e acamado, no fim de seus dias consegue voltar à lucidez e morrer em paz.
O livro fez e faz tanto sucesso porquê abordava grande crítica social. Sancho Pança comporta-se como a nossa sociedade, que quando nota algo fora dos padrões e da normalidade, faz vista grossa e finge que nada acontece.



A Dança:

Quando envolve a dança, a história tem de ser um pouco modificada e adaptada para o ballet

e para os palcos. O Ballet de Repertório Dom Quixote é dividido em três atos, e baseado na obra homônima de Miguel de Cervantes.

Estreia: 26 de dezembro de 1869, no Teatro Bolshoi apresentado pelo Ballet Imperial da Rússia.
Bailarinos: Anna Sobeshenskaya ( Kitri ) e Serguei Sokolov ( Basilio).
Coreógrafo: Marius Petipa
Música: Ludwig Minkus

O Ballet tornou-se mundialmente famoso pois Marius selecionou algumas partes da novela de Miguel de Cervantes, e transformou-as em realidade. O coreógrafo conhecia bem as danças espanholas, então em Dom Quixote reviveu a teatralidade das multidões, a bagunça dos mercados espanhóis, cheios de cores, unindo a Literatura ao Ballet Clássico.


O Ballet:

1º Ato - O Mercado
Kitri é uma bela jovem espanhola e apaixona-se por Basílio, um simples jovem da cidade. No entanto seu pai, Lorenzo, não permite seu namoro e quer força-la a casar com Gamache: um nobre, porém velho e rabugento. Dom Quixote e Sancho Pança estão passando pela vila quando avistam Kitri dançando, e com sua mente perturbada, o fidalgo começa a confundir a moça com Dulcinéia.
Vendo que Dom Quixote e seu escudeiro são gentis, Kitri pede ajuda e foge da vila com Basílio, seguindo os dois cavaleiros.

Como agora vocês sabem, este ballet de repertório é muito antigo, e já passou pelas mãos, ou melhor, pelos pés de várias companhias, Rs. Escolhi então, imagens da minha bailarina preferida apresentando o ballet, confiram aí:




Natalia Osipova e Ivan Vasiliev como Kitri e Basílio.
Ato 1: O mercado.




Chegada de Dom Quixote e Sancho Pança na vila.




Dom Quixote confunde Kitri com sua amada Dulcinéia.



2º Ato - O Acampamento Cigano
Estão todos os quatro no acampamento junto dos ciganos, e todos estão felizes pelo amor do casal. Dom Quixote percebeu por alguns instantes que Kitri não era Dulcinéia, mas logo em seguida volta a vê-la como sua amada, e fica triste por perceber que "Dulcinéia" ama outro, então se afasta do acampamento. Andando pela estrada depara-se com moinhos de vento, mas para ele os moinhos são gigantes que estão tentando ameaçar sua amada, e ao tentar lutar contra eles é ferido e cai em sono profundo.
No sono ele vê Kitri e Dulcinéia e fica ainda mais confuso, o Cupido também aparece para flecha-lo e as dríades andam e dançam ao seu lado não permitindo que ele se aproxime das moças.
O pai de Kitri acorda Dom Quixote de seus sonhos, e diz estar seguindo a filha e quer saber para qual direção ela foi. O fidalgo temendo pela felicidade da moça, mente para Lorenzo apontando a direção errada, mas Sancho Pança desmente e indica o caminho do acampamento cigano em que ela se encontra.
Lorenzo e Dom Quixote chegam ao acampamento cigano, e Dom Quixote faz com que o pai dê sua permissão para que Kitri case-se com Basílio.


Ato 2: no acampamento cigano. 
                          


Ato 2


Ato 2: Festa no acampamento


3º Ato - O Casamento
Kitri e Basílio fazem uma festa de casamento na vila. Dom Quixote assiste a todo o casamento, deseja felicidade ao casal e depois parte com Sancho Pança em busca de novas aventuras.


Kitri em seu casamento.


Despedida de Dom Quixote.



Obviamente que toda a história é traçada em volta da jovem que quer um casamento cujo pai não aprova, e Dom Quixote deixa de ser o ponto central e protagonista da história. Mas os traços hispânicos são marcantes e toda a ideia de uma história de amor e heroísmo é mantida.

  • Natalia Osipova e Ivan Vasiliev são uma das melhores parcerias atuais no mundo do ballet. Além de Dom Quixote, são conhecidos por todos os outros ballets de repertório como Romeu e Julieta, O Lago dos Cisnes, Giselle, que os consagraram no mundo da dança. Mas há uma outra parceria, formada em 1984 por Cynthia Harvey e Mikhail Baryshnikov, que encantou a todos, despertou a atenção de colecionadores e amantes da dança e teve sua versão em DVD em 2006 pela editora Planeta de Agostini.
  • 

Capa do DVD de 1984.


  • Aqui vai um vídeo, com um trechinho do ballet para quem tiver curiosidade:  




2 comentários

  1. Adorei! A Kitri é bem diferente das personagens principais de ballet de repertório, corajosa, estilosa, meio louca hahahaha. Parece alguém que eu conheço... Ps: só acho que faltou a foto da dona do blog dançando de Kitri! Leitores favor cobrar! Beijos da sua amiga que acompanha o blog (e você)! <3

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar esse material incrível!

    ResponderExcluir